Quem sou eu

Minha foto
Bacharel em Ciências Contábeis, Professor, Pós Graduado em Contabilidade Auditoria e Pericia, Especialista em Contabilidade Digital e Novas Normas Brasileiras de Contabilidade - IFRS, Analista de TI, Administrador de Empresas e Perito Judicial

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A importância da consultoria em administração para novos empreendimentos

Por Fernando Lomasini da Silva
O empreendedorismo está em ascensão no Brasil e algumas iniciativas do governo federal estão favorecendo a formalização das “empresas” que até então estavam atuando na informalidade e também a criação de novas empresas. Iniciativas tais como a criação de novos modelos de constituição de empresas, como é o caso do empreendedor individual, regimes de tributação especiais e desburocratização do processo de abertura de uma empresa são fatores estimulantes para os novos empreendedores.
Entretanto, as características especiais que o empreendedor possui como a fácil capacidade de gerar novas idéias, visão de negócio ampla, capacidade de antecipação frente á novas demandas, entusiasmo, dedicação e dentre outras; podem não ser suficientes para garantir o sucesso ao empreendimento. A falta de conhecimento técnico pode comprometer o desenvolvimento da empresa e até mesmo levá-la a falência.
Por este motivo é importante que o empreendedor ao dispor de uma idéia inovadora e conhecimento do merco alvo, percebendo que lhe falta conhecimento técnico na gestão de seu negócio, é importante buscar ajuda através da contratação de um serviço de consultoria especializada em administração de empresas.
Muitas atividades ligadas à gestão da empresa como a precificação de produtos e serviços, gestão do fluxo de caixa, planejamento estratégico, cálculo do retorno de investimento e dentre outras, fogem do conhecimento técnico do empreendedor.
Infelizmente muitas empresas ainda tratam os serviços de consultoria como despesa e não como um investimento na empresa. Existem também aquelas que só optam por estes serviços quando o prejuízo é constatado e a situação é quase irreversível. Para reflexão desta situação, três perguntas são necessárias:
1. Por que a empresa busca aperfeiçoar seus produtos e serviços de modo que ela seja percebida no mercado como uma empresa sólida e de qualidade e já em relação á gestão da empresa, não se percebe este anseio e tão poucos investimentos são vistos?
2. Fazendo uma analogia ao cérebro humano, como a empresa pode se articular sem ter um gerenciador eficiente para este processo?
3. Quais retornos podem ser obtidos com uma gestão eficiente e eficaz da empresa? Estes retornos não justificam o custo com a contratação de serviço especializado em consultoria?
Portanto o empreendedor deve avaliar essa questão e viabilizar profissionalização da gestão de sua empresa, pois, isso fará com que a otimização nos processos gerenciais gere resultados.

Fonte: http://www.administradores.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário